NÚCLEO DE PESQUISA DOS EX-VOTOS - NPE e GREC

        O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos (NPE) advém do Projeto Ex-votos do Brasil, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de manter uma base de estudos dos temas que norteiam a folkcomunicação, a religiosidade popular, a documentação museológica nas salas de milagres e museus, a memória social, a teoria da comunicação e da informação e a cibercultura, com grupos diversos de pesquisa.
O Núcleo de Pesquisa foi criado em 2008, tem o intuito de descentralizar as atividades de pesquisa e de desenvolver estudos nas áreas correlatas das ciências sociais aplicadas ao seu objeto de estudos e temas interdisciplinares. A sua missão principal reside em contribuir para o avanço das ciências através de pesquisas básicas e aplicadas, visando o apoio a grupos de investigadores, bolsistas de iniciação científica e articulação com projetos da graduação e pós-graduação, em caráter multidisciplinar.
O Núcleo está instalado no prédio da Biblioteca Isaias Alves, na FFCH-UFBA, onde objetiva o estudos com grupos de pesquisa, extensão universitária disponibilizando o seu rico acervo digital e em papel para toda a comunidade da Universidade, e mantém as produções dos Projetos Ex-votos do Brasil (2006-2011), Ex-votos das Américas: Etapa Américas do Norte e Central e Caribe (2011-2014), Ex-votos do México (2013 - em andamento)

O Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos é parte integrante do GREC, grupo que  busca estudar a memória social em dimensão mundial, através do ciberespaço e com o advento das mídias locativas. Atualmente vem estudando a democratização dos acervos dos museus e de outras fontes do patrimônio cultural, verificando a possibilidade de integração entre os sistemas ciber e presencial. Volta-se também para o apoio nas pesquisas do campo da folkcomunicação, diante das análises das salas de milagres dos santuários católicos brasileiros e americanos, nos Projetos Ex-votos do Brasil, Ex-votos das Américas e Ex-votos do México. E nesse caminho a atualização dos seus portais e sites nas redes sociais, cujo intuito principal é disponibilizar todos os dados coletados e trabalhados nas pesquisas sobre os ex-votos, deixando todo o conteúdo para apoiar professores, pesquisadores e estudantes das áreas da arte sacra, folkcomunicação e, especificamente, sobre os ex-votos. Com todo o apoio que o Projeto Ex-votos recebeu e vem recebendo do CNPq, a pesquisa proporcionou e vem proporcionando um potencial banco de dados, entre imagens e textos, principalmente a partir das análises iconográficas, já com resultados. 

São portais, sites e redes sociais:

Ex-votos das Américas: www.ex-votosdasamericas.net
Projeto Ex-votos do Brasil: http://projetoex-votosdobrasil.net/ 
Inclusão Social e capacitação digital: http://inclusaodigitalcnpq.wordpress.com/


           Participantes Diretas do NPE.

Mestrandas - 2013 e 2016
Danielly Dias Sandy - currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612865002561497
Genivalda Cândido da Silva - currículo Lattes: currículo Lattes
Zamana Brisa Lima - currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1939447752399233

Bolsistas - 2014-2015
Ariadiny Cerqueira Araújo - PIBIC- currículo Lattes
Marcele Nascimento da Silva - SISPER - currículo Lattes
Marise Silva Portela dos Santos - PIBIC - currículo Lattes

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA
NÚCLEO DE PESQUISA DOS EX-VOTOS
Estrada de São Lázaro, 197, Federação, Salvador/Bahia, CEP 40.210-730, 
Tel/Fax (71) 32836445

projetoexvotosdobrasil@gmail.com 


Ambiente de Pesquisa.


Corredor de acesso ao GREC.

Sala do GREC..