INÍCIO

O objeto de estudo do Projeto Ex-votos do Brasil é o ex-voto, testemunho colocado através da desobriga em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, em formas variadas de bilhetes, esculturas, quadros pictóricos, fotografias, mechas de cabelo, enfim uma infinidade de objetos que ficam no espaço denominado “de milagres”.

Em dicionários diversos a definição para o ex-voto recai sobre quadro, imagem, inscrição ou órgão de cera ou madeira etc., que se oferece e se expõe numa igreja ou numa capela em comemoração de um voto ou promessa cumpridos.

As enciclopédias nacionais brasileiras seguem a mesma linha definidora do dicionário. E mostram o ex-voto como quadro ou objeto suspenso em lugar santo, em cumprimento de promessa ou de memória de graça obtida. Ou ainda: expressão de culto que quase sempre assume forma retributiva, concretizada na oferta de elementos materiais, em agradecimento de qualquer intervenção miraculosa ou graça recebida.

Segundo a historiografia mais consolidada, foi Esculápio, médico na Antiguidade, na Grécia, que recebia dos pacientes que curava, as reproduções, em mármore, de braços, pernas e cabeças. Tudo representando a curo naquela parte do corpo. Objetos que traziam em suas formas os traços, as marcas e os sinais, artisticamente detalhados, dos males ocorridos.
A prática ex-votiva é uma tradição que foi generalizada a partir dos gregos, por volta de 2000 a.C., depois cultuada pelos romanos, nos mesmos moldes, até chegar aos cristão. Santuários como os de Delos, Delfos e Epidauro, na Grécia, notabilizaram-se pela quantidade e qualidade das ofertas recebidas.

Hoje, no mundo, os pequenos e grandes santuários católicos apresentam acervos ex-votivos em suas salas de milagres. Objetos que ficam por pouco tempo naqueles ambientes. Objetos que vão para museus, e outros que simplesmente somem por algum tipo de descarte. Salas famosas como as de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, Chalma, no México, Cartago, na Costa Rica e outras, apresentam a riqueza tipológica desses objetos.

Os objetos ex-votivos, em sua rica tipologia, primam-se de riqueza e se encontram multidisciplinarmente, passíveis de estudos em diversas ciências: são testemunhos históricos, fontes artísticas, media da cultura popular, da religiosidade católica; testemunhos que atestam variados valores do homem, e que, por atestarem, mostram-se em múltiplas linguagens, desafios para as ciências das letras e da comunicação.

São quase que infinitos os tipos de ex-votos conhecidos, condicionando-se o maior número de determinado modelo ao próprio meio geográfico, embora isso não tenha caráter determinante, pois encontraremos modelos nordestinos na região Sul do Brasil, como podemos notar no Centro-Oeste também uma tipologia encontrada no Norte e Sul. Claro que estéticas serão predominantes em suas regiões, mas os modelos se dissipam por regiões afora, justamente para demonstrar a expansão das romarias e peregrinações Sul-Sudeste-Nordeste, Centro-Oeste-Norte-Nordeste.

O projeto Ex-votos do Brasil (2005-2011) tem origem numa pesquisa iniciada em 1990, que procurou analisar os ex-votos da sala de milagres da igreja do Bomfim, em Salvador. Seguiu, ao nível de mestrado, com o estudo dos ex-votos no santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. E completou, apoiado pelo PIBIC/UFBA, com o estudo dos ex-votos de mais cinco santuários católicos da Bahia. Além de ter criado o BDI (banco de dados iconográficos) e textos sobre as romarias, histórias locais e os ex-votos, concretizou o Projeto Ex-votos da Bahia, findado em 1999.

Com título e temática voltados para os Ex-votos do Brasil, foi aprovado em maio de 2005 pelo CNPq (APQ), proporcionando apoio do material permanente e da pesquisa de campo nos santuários. Desde então o Projeto vem obtendo, a cada ano, bolsistas do PIBIC, Sistema Permanecer, FAPESB e CNPq.

De 2006 a 2011, o Projeto pesquisou perto de 50 ambientes, entre salas de milagres, museus e santuários, como os de Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus do Matosinhos, Juazeiro do Norte e Canindé, no Ceará, Trindade, em Goiás, São Judas Tadeu, em Belo Horizonte, e Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, RGS.

A proposta do Projeto trilhou as seguintes metas acadêmicas. A pesquisa de campo, documentando os ex-votos dos santuários e dos museus; a criação do banco de dados iconográfico, sistematizado, com textos, para apoiar os estudiosos do tema.  A disponibilização de todo o acervo da pesquisa, trabalhado nos sites e portais do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, http://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/

A última meta, já concretizada, é a manutenção do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, http://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/, aprovado pelo Departamento de Museologia da UFBA, voltado para estudos sobre o presente tema, direcionado à pesquisa e extensão na UFBA.

Em 2010, no mês de dezembro, uma nova vertente do Projeto, desta feita em extensão, foi aprovada pelo CNPq. Trata-se do Projeto Inclusão social e capacitação digital da comunidade de entorno do Santuário de São Lázaro, Salvador, Bahia: memória social, patrimônio cultural e cidadania, http://inclusaodigitalcnpq.wordpress.com. O Projeto foi concluído em dezembro de 2012, com grande mérito e aprendizagem a todos os envolvidos.

A vertente extensionista foi iniciada quando se percebeu que, ao redor dos santuários, os atores que preservam a riqueza ex-votiva tinham (e têm) carência em uma tecnologia utilizada por demais pelo Projeto Ex-votos do Brasil. A técnica da informática e a utilização do ciberespaço para a expansão do Projeto, do estudo da memória social, das histórias dos lugares e da locatividade. Tudo isso agora, em prática, legado a pessoas carentes da ajuda da ciência.

Embora tenha finalizada denominação Ex-votos do Brasil, a pesquisa, sistematicamente findada, ganhou nova fase, agora internacional, com os Ex-votos das Américas (2011-2014) (CNPq e FAPESB) e Ex-votos do México (2013 – andamento) (CNPq). Todavia, a cada caminho, a cada congresso, viagem  pelo Brasil, encontrando acervo – seja em sala de milagres, seja em museus – a documentação sobre esse rico objetivo terá continuidade, para que o acervo digital do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e dos debates sobre a temática perdure.