O
objeto de estudo do Projeto Ex-votos do Brasil é o ex-voto, testemunho colocado
através da desobriga em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, em
formas variadas de bilhetes, esculturas, quadros pictóricos, fotografias,
mechas de cabelo, enfim uma infinidade de objetos que ficam no espaço
denominado “de milagres”.
Em
dicionários diversos a definição para o ex-voto recai sobre quadro, imagem,
inscrição ou órgão de cera ou madeira etc., que se oferece e se expõe numa
igreja ou numa capela em comemoração de um voto ou promessa cumpridos.
As
enciclopédias nacionais brasileiras seguem a mesma linha definidora do
dicionário. E mostram o ex-voto como quadro ou objeto suspenso em lugar santo,
em cumprimento de promessa ou de memória de graça obtida. Ou ainda: expressão
de culto que quase sempre assume forma retributiva, concretizada na oferta de
elementos materiais, em agradecimento de qualquer intervenção miraculosa ou
graça recebida.
Segundo
a historiografia mais consolidada, foi Esculápio, médico na Antiguidade, na
Grécia, que recebia dos pacientes que curava, as reproduções, em mármore, de
braços, pernas e cabeças. Tudo representando a curo naquela parte do corpo.
Objetos que traziam em suas formas os traços, as marcas e os sinais,
artisticamente detalhados, dos males ocorridos.
A
prática ex-votiva é uma tradição que foi generalizada a partir dos gregos, por
volta de 2000 a.C., depois cultuada pelos romanos, nos mesmos moldes, até
chegar aos cristão. Santuários como os de Delos, Delfos e Epidauro, na Grécia,
notabilizaram-se pela quantidade e qualidade das ofertas recebidas.
Hoje,
no mundo, os pequenos e grandes santuários católicos apresentam acervos ex-votivos
em suas salas de milagres. Objetos que ficam por pouco tempo naqueles ambientes.
Objetos que vão para museus, e outros que simplesmente somem por algum tipo de
descarte. Salas famosas como as de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, Chalma,
no México, Cartago, na Costa Rica e outras, apresentam a riqueza tipológica
desses objetos.
Os
objetos ex-votivos, em sua rica tipologia, primam-se de riqueza e se encontram
multidisciplinarmente, passíveis de estudos em diversas ciências: são
testemunhos históricos, fontes artísticas, media da cultura popular, da religiosidade
católica; testemunhos que atestam variados valores do homem, e que, por atestarem,
mostram-se em múltiplas linguagens, desafios para as ciências das letras e da
comunicação.
São
quase que infinitos os tipos de ex-votos conhecidos, condicionando-se o maior
número de determinado modelo ao próprio meio geográfico, embora isso não tenha
caráter determinante, pois encontraremos modelos nordestinos na região Sul do
Brasil, como podemos notar no Centro-Oeste também uma tipologia encontrada no
Norte e Sul. Claro que estéticas serão predominantes em suas regiões, mas os
modelos se dissipam por regiões afora, justamente para demonstrar a expansão
das romarias e peregrinações Sul-Sudeste-Nordeste, Centro-Oeste-Norte-Nordeste.
O
projeto Ex-votos do Brasil (2005-2011) tem origem numa pesquisa iniciada em
1990, que procurou analisar os ex-votos da sala de milagres da igreja do
Bomfim, em Salvador. Seguiu, ao nível de mestrado, com o estudo dos ex-votos no
santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. E completou, apoiado pelo PIBIC/UFBA,
com o estudo dos ex-votos de mais cinco santuários católicos da Bahia. Além de
ter criado o BDI (banco de dados iconográficos) e textos sobre as romarias,
histórias locais e os ex-votos, concretizou o Projeto Ex-votos da Bahia,
findado em 1999.
Com
título e temática voltados para os Ex-votos do Brasil, foi aprovado em maio de
2005 pelo CNPq (APQ), proporcionando apoio do material permanente e da pesquisa
de campo nos santuários. Desde então o Projeto vem obtendo, a cada ano,
bolsistas do PIBIC, Sistema Permanecer, FAPESB e CNPq.
De
2006 a 2011, o Projeto pesquisou perto de 50 ambientes, entre salas de
milagres, museus e santuários, como os de Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus do
Matosinhos, Juazeiro do Norte e Canindé, no Ceará, Trindade, em Goiás, São
Judas Tadeu, em Belo Horizonte, e Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha,
RGS.
A
proposta do Projeto trilhou as seguintes metas acadêmicas. A pesquisa de campo,
documentando os ex-votos dos santuários e dos museus; a criação do banco de
dados iconográfico, sistematizado, com textos, para apoiar os estudiosos do
tema. A disponibilização de todo o
acervo da pesquisa, trabalhado nos sites e portais do Núcleo de Pesquisa dos
Ex-votos, http://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/
A
última meta, já concretizada, é a manutenção do Núcleo de Pesquisa dos
Ex-votos, http://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/, aprovado pelo Departamento de Museologia da UFBA, voltado
para estudos sobre o presente tema, direcionado à pesquisa e extensão na UFBA.
Em
2010, no mês de dezembro, uma nova vertente do Projeto, desta feita em
extensão, foi aprovada pelo CNPq. Trata-se do Projeto Inclusão social e
capacitação digital da comunidade de entorno do Santuário de São Lázaro,
Salvador, Bahia: memória social, patrimônio cultural e cidadania, http://inclusaodigitalcnpq.wordpress.com. O Projeto foi concluído em dezembro de 2012, com grande mérito
e aprendizagem a todos os envolvidos.
A
vertente extensionista foi iniciada quando se percebeu que, ao redor dos
santuários, os atores que preservam a riqueza ex-votiva tinham (e têm) carência
em uma tecnologia utilizada por demais pelo Projeto Ex-votos do Brasil. A
técnica da informática e a utilização do ciberespaço para a expansão do
Projeto, do estudo da memória social, das histórias dos lugares e da
locatividade. Tudo isso agora, em prática, legado a pessoas carentes da ajuda
da ciência.
Embora
tenha finalizada denominação Ex-votos do Brasil, a pesquisa, sistematicamente
findada, ganhou nova fase, agora internacional, com os Ex-votos das Américas
(2011-2014) (CNPq e FAPESB) e Ex-votos do México (2013 – andamento) (CNPq). Todavia,
a cada caminho, a cada congresso, viagem pelo Brasil, encontrando acervo – seja em sala
de milagres, seja em museus – a documentação sobre esse rico objetivo terá
continuidade, para que o acervo digital do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e
dos debates sobre a temática perdure.