EX-VOTOS

O EX-VOTO é um testemunho colocado através da desobriga em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, em formas variadas de bilhetes, esculturas, quadros pictóricos, fotografias, mechas de cabelo, CDs, DVDs, monóculos, enfim uma infinidade de objetos que ficam no espaço denominado “de milagres”.

Em um dicionário da língua portuguesa encontra-se a seguinte definição: “Quadro, imagem, inscrição ou órgão de cera ou madeira etc., que se oferece e se expõe numa igreja ou numa capela em comemoração a um voto ou promessa cumpridos”. (FERREIRA, Apud OLIVEIRA, 2009).

As enciclopédias nacionais brasileiras seguem a mesma linha definidora do dicionário, ao conceituarem o ex-voto como quadro ou objeto suspenso em lugar santo, em cumprimento de promessa ou de memória de graça obtida. Ou ainda definindo-o como expressão de culto que quase sempre assume forma retributiva, concretizada na oferta de elementos materiais, em agradecimento de qualquer intervenção miraculosa ou graça recebida. (Id.).

Esculápio, médico na Antigüidade, na Grécia, recebia daqueles a quem curava, a reprodução do braço, perna ou cabeça do doente. Objetos que traziam em suas formas os traços, as marcas e os sinais, artisticamente detalhados, dos males ocorridos nas referidas partes do corpo. Esse costume se generalizou a partir dos gregos, tomando conta, por volta de 2000 a.C., de grande parte do Mediterrâneo, em locais sagrados, santuários, onde os crentes pagavam suas promessas aos seus deuses. Os santuários de Delos, Delfos e Epidauro, na Grécia, notabilizaram-se pela quantidade e qualidade das ofertas recebidas. (Ib).

Hoje, no mundo, os pequenos e grandes santuários católicos apresentam acervos efêmeros em suas salas de milagres. Objetos que ficam por pouco tempo nas salas. Objetos que vão para museus, e outros que simplesmente somem por algum tipo de descarte. Salas famosas como as de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, Guadalupe, no México, Lourdes, na França e outras, apresentam a riqueza tipológica desses objetos.

Os objetos ex-votivos, em sua rica tipologia, primam-se de riqueza e se encontram multidisciplinarmente, passíveis de estudos em diversas ciências: são testemunhos históricos, fontes artísticas, media da cultura popular, da religiosidade católica; testemunhos que atestam variados valores do homem, e que, por atestarem, mostram-se em múltiplas linguagens, desafios para as ciências das letras e da comunicação.

São quase que infinitos os tipos de ex-votos conhecidos, condicionando-se o maior número de determinado modelo ao próprio meio geográfico, embora isso não tenha caráter determinante, pois encontraremos modelos nordestinos na região Sul do Brasil, como podemos notar no Centro-Oeste também uma tipologia encontrada no Norte e Sul. 

Hoje os ex-votos são mais trabalhados, cientificamente, nos campos da Comunicação, Antropologia, Psicologia e Museologia, cuja obra marcante vem da pesquisadora Maria Augusta Machado da Silva, com o livro Ex-votos e orantes no Brasil, de 1981, relatando a evolução e consumação da sala em “sala de milagres”, cujos ex-votos vão para os museus. A autora estuda, em sua obra, a propagação de idéias, baseadas em cultura proporcionada por um culto elucidado com fins de salvação, que em sua conclusão vai culminar com o acúmulo das desobrigas votivas, mas que também a contingência de suplicantes de diversificados interesses aumentará.

Tem crescido consubstancialmente as dissertações e teses, principalmente voltadas para o ex-voto em si ou os ex-votos tradicionais. Há, todavia, restrições em alguns textos e trabalhos diversos, que teimam em focar o objeto como arte menor ou popular ou elemento de magia, da pobreza, da imaterialidade e do folclore. Pontos que desvirtuam o elemento ex-voto para ares abstratos e de deslocamento cultural-religioso e histórico.

É fato que hoje podemos encontrar novas publicações que contextualizam os ex-votos em diversos campos da Comunicação Social, quando eles são estudados e observados na bifurcação cultura de massa-cultura popular, mídias clássicas-folkcomunicação. Esse fator pode ser visto no Brasil, com produções que se agrupam em congressos, seminários, cátedras e grupos, como a Rede Folkcom. O termo folkcomunicação foi defendido em 1967, na primeira tese de doutorado em Comunicação Social do Brasil, pelo jornalista Luiz Beltrão, na UNB. Hoje deveras trabalhado pelo mestre José Marques de Melo.

As novas produções se distinguem de estudos das décadas de 1950 a 1970 – ricas evidentemente – que se fixavam no tradicional, nos ex-votos pictóricos e nos escultóricos. Hoje, com as pesquisas questionando “tradição”, “preservação”, “apreensão”, “publicidade” e “mídia”, o ex-voto é visto sem padrões, cujas formas foram alteradas pelas tipologias que não possuem limites, em espaços onde se vê de miomas in vitru a computadores, de objetos fálicos em parafina  a capacetes de pilotos de motociclismo e automobilismo.

Ou seja, os ex-votos, a cada tempo que passa, deixam de ser feitos por “riscadores de milagres” e santeiros, e vem passando por uma etapa (ainda em voga) fotográfica, até chegar às cartas, as placas, aos objetos orgânicos, às esculturas trabalhadas em alta reprodutibilidade, e até mesmo CDs, DVDs e agradecimentos em sms mostrados em LCDs de salas de milagres.

Esse é um dos fatores que a presente proposta busca, ou seja, perceber e analisar em cada sala de milagres que incursiona, as divergências, a paridades, a singularidade, pluralidade e a tradição iconográfica, e dentro de toda a rica tipologia, dados e informações que trazem assuntos particulares, da cura, dos estudos, da sorte, da economia, nos quais o pesquisador pode perceber situações das regiões, das famílias, do indivíduo, enfim, do país. É nessa visão que se pode perceber o ex-voto como uma potencial mídia popular, num dizer de Melo (2008), uma folkmedia.

O ex-voto é fonte para diversos estudos, mas antes de tudo, é um objeto comunicacional, que flui e frui em salas de milagres, trazendo ao observador, histórias de vencedores e perdedores, histórias que os crentes não podem mostrar nas grandes mídias, nas mídias clássicas, como em jornais, TVs, rádios e a maioria dos museus, mas que, no espaço dito “dos milagres” se pode difundir, divulgar, dar “voz” a todos, sem qualquer custo para a apreensão de realidades ocultas pelos mass media.

Vale ressaltar a transição dos ex-votos para os museus, o que implica na capacidade do sistema de documentação museológico (SDM), que trabalha dados e informações sobre o objeto. Com esse conhecimento será observada a possibilidade que os santuários têm de criar os seus museus para o “escoamento” dos ex-votos mais “significantes”, o que acontece em vários santuários do Brasil.

Dessa forma, vendo que em países como Brasil, México, França, Itália, República Tcheca e Portugal desenvolvem estudos em diversos campos sobre os ex-votos, é que se faz necessário o compromisso que se assume aqui neste projeto, que é o de analisar as riquezas gramatical, iconográfica e patrimonial ex-votivas das Américas, implementar e enriquecer o BDI do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, num ritmo contínuo, desdobrando agora para o desenvolvimento de textos, para que se possa dialogar com grandes grupos de estudos estrangeiros, estejam eles ligados à Comunicação Social, a Museologia, Artes ou a Psicologia, e não mais localizados em conceitos superados.

Diante disso, o  Projeto Ex-votos do Brasil, com sua nova etapa “Ex-votos do México”, tem por objetivos e metas  pesquisar e analisar, a luz da Comunicação Social, os ex-votos das salas de milagres, dos museus e igrejas mexicanos, que compoem o roteiro estabelecido pelo projeto, para estudar os discursos, a iconografia e os seus múltiplos formatos que trazem mensagens, dados e informações diversas.

Imagens de objetos ex-votivos, documentados em incursões sala de milagres da Cidade de Milagres, sala de milagres de Monte Santo,  Santa Brígida - Bahia. Imagens do Banco de Dados Iconográfico do Projeto.



           
Ex-votos da Sala de Promessas de
Nossa Senhora dos Milagres, 
da Cidade de Milagres.
           
      Ex-votos tradicionais, esculpidos em madeira,
 Santuário Bom Jesus de Monte Santo,
 Cidade de Monte Santo, Ba.


Ex-votos do Santuário da Cidade de Mata Grande,
Sala de Milagres de Santa Terezinha, Al.

Nenhum comentário: