terça-feira, 8 de setembro de 2015

Doação, Exposição e Iconografias

ACERVO DE EX-VOTOS



No mês de maio de 2015, o Museu da Cidade do Salvador doou 248 ex-votos em madeira e cerâmica ao NPE. Todo o acervo, tombado pelo museu, foi utilizado na instalação da sala de milagres no lançamento do livro Ex-votos das Américas: comunicação e memória social, que aconteceu entre os dias 3 a 30 de junho.  Agora todo esse acervo está armazenado na sala 1 do NPE. 
Ele vem sendo iconografado passo a passo, peça por peça, e disponibilizado na página iconografias deste Blog e no site do Núcleo de Pesquisa NPE:  http://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/acervo-1-ex-votos-madeira.html

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Exposição "Ex-votos das Américas: Coleção e Memória Social"

FAPESB faz chamada sobre a exposição e lançamento da produção organizada pelo Coordenador do Projeto Ex-votos.

Você já entrou numa sala dos milagres? Tem curiosidade sobre este tema? Não perca a exposição "Ex-Votos das Américas", que acontece até o dia 30 de junho no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. O trabalho é fruto de um livro realizado pelo professor José Cláudio Alves de Oliveira, do Departamento de Museologia da UFBA, com o apoio da Fapesb.

Exposição: Ex-Votos das Américas

Onde: Museu de Arte da Bahia 
MAB - Corredor da Vitória, 2340, Salvador-BA.
Quando: até o dia 30 de junho - 
Sábado e Domingo das 14h às 19h, Segunda e Terça-Feira das 13h às 19h.

Entrada gratuita.



sábado, 9 de maio de 2015

Produção do Coordenador do Projeto Ex-votos e do GREC/NPE saiu na Revista Extraprensa da ECA-USP.

A revista Extraprensa é um periódico destinado à publicação da produção científica nas áreas da cultura e da comunicação no Brasil e América Latina, abrangendo temas como a diversidade cultural, cidadania, expressões das culturas populares, artes, mídias alternativas, epistemologia e metodologia em cultura e comunicação.

O número 9, v. 1 da Revista Extraprensa, da ECA-USP, traz, entre excelentes produções, o artigo Cartas ex-votivas: histórias de vidas, memórias social e comunicação; uma produção do PhD e coordenador do Projeto Ex-votos do México e do GREC/NPE, José Cláudio A. de Oliveira.

 A publicação saiu ontem com edição referente a dezembro de 2014.


‪#‎Revista‬ Extraprensa, v. 9, traz artigo do Projeto Ex-votos;

http://www.revistas.usp.br/extraprensa/index


Cabeçalho da página

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Projeto de Extensão "Circuito dos Clássicos" Coordenado pelo PhD Gilson Magnos, retorna com a sua 3ª edição, que terá ínicio no dia 23 de maio de 2015. O tema principal a ser discutido será “ A perspectiva estoica no pensamento de Foucault: história, acontecimento e discurso” e, a partir dele, serão apresentados mais 8 eventos mensais, que acontecerão  aos sábados.
O projeto contará com a participação de professores e pesquisadores que abordam a temática.
A abertura desta terceira rodada, dar-se-á com a apresentação da Dra. Giovana Temple (UFRB). 

Quando: Sábado dia 23 de maio de 2015 
Horário:  14 horas 
Local: Pavilhão de Aulas da Federação, no Campus de Ondina - PAF III- sala 110 

Mais Informações: Coordenador e PhD Gilson Magnus dos Santos (UFBA - LET) magno.gilson@ig.com.br





quarta-feira, 15 de abril de 2015

Revista Museologia & Interdisciplinaridade

Criada pelo Curso de Museologia, a Revista Museologia & Interdisciplinaridade está vinculada ao Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

É uma publicação eletrônica semestral de caráter exclusivamente acadêmico-científico, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia.

Preocupa-se também em interagir com diferentes áreas do conhecimento quepesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia. A revista aceita artigos, traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como artigos para dossiês temáticos, organizados por professores e pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelo Editor-Chefe.
                    
Divulgamos aqui o email dos Editores da Revista Museologia & Interdisciplinaridade, n. 6, abr. 2015, que traz um artigo do Projeto Ex-votos.

É com imensa satisfação que informamos que está disponível a sexta edição da revista Museologia & Interdisciplinaridade,


Queremos agradecer a todos pela colaboração. Esperamos contar com novas participações nos próximos números. Por favor, solicitamos que divulguem aos seus pares a revista.

Atenciosamente,

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Ana Lúcia de Abreu Gomes
Editores.

Capa da revista
  


         



sexta-feira, 13 de março de 2015

Exposição "Analgesias" por Aninha Duarte.

A integrante dos grupos de pesquisa GREC/NPE e NUPPE/UFU (líder),  PhD e artísta plástica desde 1987, Aninha Duarte cria e participa de exposições individuais e coletiva, no Brasil e no exterior, possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em pintura e desenho e também na área de História da Cultura, precisamente nos estudos direcionados à religiosidade popular abordando a temática sobre os ex-votos. Como é o caso de seu novo  trabalho intitulado de "Analgesias," possui como tema central abordado "Nós que aqui estamos por vós esperamos". A exposição encontra-se na Câmara Municipal de Évora. Com inicio em 04 de março e finalizando em 25 de março.

"(...) A exposição "Analgesias" resulta precisamente da pesquisa que Aninha Duarte vem desenvolvendo sobre histórias de graças e milagres materializados por ex-votos, representados nas linguagens da pintura, do desenho, da escultura, da fotografia e de outros objectos que denominou "meras coisas".
O objetivo poético da exposição, diz a autora, é a reflexão sobre a memória, individua e colectiva, e sobre o sentido das representações e simulacros da dor, da morte e da fragilidade da vida (...)".

Texto da curadora da exposição.


Mais informações no link:

Abaixo, algumas das obras que compõe a exposição, com detalhamento técnico e resumo redigido pela própria artísta. 

Ficha: 
Autoria: Aninha Duarte.
Título: "Courage".
Ano: 2015.
Técnica: Pintura vinílica e técnica mista.
Dimensões: 325 cm x 100 cm.

Texto:

"Courage" trata de um conjunto de pinturas que externam alguns fragmentos iconográficos retirados de dados históricos da vida de "Les insoumisses: Flora, Tina, Olympeet les outres". Para homenagear " et les autres" fez-se umrecorte sobre imagens de mulheres/santas/mártires.

"Courage" é na essência uma composição pictórica que intenciona laurear mulheres destemidas que ousaram lutar por seus ideais, mesmo que esses os levassem a diversas formas de torturas e até mesmo à pena de morte.




"Courage” – é composto por quatro painéis.


 1-     É composto por fragmentos da história de vida de Olympe de Gouze


2-      É composto por fragmentos iconográficosda história de vida de Flora Tristan


3- É composto por fragmentos iconográficos da história de vida Tina Modotti


4-  É composto por imagens de santas católicas que foram martirizadas;

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Revista on line FAMECOS - Publicação de artigo do Coordenador do Projeto Ex-votos.

O artigo intitulado "Interfaces, intermodalidades e interações midiáticas dos Santuários de Fátima, Guadalupe e Aparecida na web 2.0",  de autoria do PhD - José Cláudio Alves de Oliveira, Coordenador do Projeto Ex-votos, foi publicado na Revista on line FAMECOS - Midia, Cultura e Tecnologia v. 21, n. 3 (2014).

A FAMECOS é uma Revista periódica (3 públicações ao ano), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social - Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O periódico possui conceito A2 no Qualis da CAPES.




Cabeçalho da página


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

XIV IBERCOM - Congresso Internacional

Integrantes do GREC obtiveram  aprovação para o XV IBERCOM, que acontecerá no período de 29 de março a 03 de abril, em São Paulo. 

PhDs: José Cláudio A. Oliveira - DTI 6 - Comunicação e Cultura Digital e Gilson Magno dos Santos - DTI 13 - Folkcomunicação; 

Drª: Rita de Cássia Maia DTI 13 - Folkcomunicação;

Mestrandas: Genivalda Cândido - DTI 13 - Folkcomunicação e   Zamana Brisa DTI 13 - Folkcomunicação .


Link : http://www.assibercom.org/congressoibercom2015/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=618

Ibercom 2015

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Memória e Epigrafia

Outro lançamento deste inicio de ano, o livro Memória e Epigrafia, publicado pela Editora Vento Leste e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Idealizado pelo padre Gilson Magno dos Santos, o livro tem também como organizadores José Cláudio Alves de Oliveira, Moisés de Lemos Martins, Cid J. da Cruz e Genivalda Cândida da Silva.
Segundo o PhD Nelson Cerqueira, que escreveu a apresentação, o livro, com sua densidade de pesquisa e bibliografia, cobrindo a historiografia do tema, “pode se tornar leitura obrigatória para todos que estudam museologia e história dos registros de linguagem escrita”.
Ele destaca o capítulo cinco, “em especial, com toda a riqueza demonstrada pelo estudo do uso de neologismo latino, religioso, jurídico, monumental, se constitui em verdadeiro centro de referência”.
E acrescenta: “Para completar e adensar o conteúdo, tem-se os capítulos sobre epigrafia e o cemitério baiano de Campo Santo e a abertura para explorar a epigrafia da ciberlinguagem, como contributos imperdíveis”.
Texto produzido por José Bomfim, no Blog do Brown: https://blogdobrown.wordpress.com/



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

DOIS LANÇAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS SOBRE OS EX-VOTOS

Neste março de 2015 dois lançamentos bibliográficos sobre os ex-votos, e que enveredam pela Comunicação Social, serão pubicados. 

Trata-se da primeira produção exclusiva do GREC, organizada pelo Professor José Cláudio Alves de Oliveira -pesquisador e coordenador do Projeto Ex-votos-,  intitulada Ex-votos das Américas: Comunicação e Memória Social.
O segundo intitulado Ex-votos - A Saga da Comunicação Perseguida, do Mestre e Padre Luís Erlin Gomes Gordo. 
Ganha a acadêmia. Ganham os pesquisadores e estudiosos da comunicação e memória social,