quarta-feira, 30 de outubro de 2013

XIV ENANCIB - Florianópolis - Santa Catarina

Inicia hoje o XIV ENANCIB. Evento acontece em Santa Catarina. O prof. José Cláudio abre o GT 10 com à apresentação de trabalaho, fruto das incursões do Projeto Ex-votos das Américas e Américas do Norte. Tema: Cartas Ex-votivas: Informação, memória e histórias de vida.


Palavras-chave: Ex-votos. Memória Social. Informação. História de vida.


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Resumo: O intuito do artigo é analisar alguns aspectos dos bilhetes e cartas ex-votivos, encontrados em salas de milagres dos santuários do Brasil e México. O trabalho parte de dados coletados no Projetos Ex-votos do Brasil e Ex-votos das Américas, em andamento, que objetiva identificar, catalogar e iconografar a rica tipologia dos ex-votos no Brasil e Américas. Aqui, o recorte tem por objetivo falar das cartas e bilhetes ex-votivos como fontes para a informação e a memória social, por serem ricas fontes para o estudo da história local, regional e nacional. No curso do texto alguns exemplos que ilustrarão o potencial desse documento, media ou simplesmente testemunho social. Como base, estão autores dos campos da memória, como Bérgson e Jacques Le Goff, da comunicação, a exemplo de Luiz Beltrão e José Marques de Melo, e da Museologia, a pesquisadora Maria Augusta da Silva. Orlandi, traz uma base para a argumentação sobre a análise do discurso, que faz parte das narrativas dos denominados “ex-votos bibliográficos”. Busca-se situar algumas questões relativas à gramática da escrita e aos suportes, que trazem características marcantes de uma rica tradição latina de longa duração, que almeja a relação entre o crente e o ente superior.


                                             
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7º SIMP - Seminário Internacional em Memória e Patrimônio

O 7º SIMP - Seminário Internacional em Memória e Patrimônio e o I Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação no Campo da Memória e Patrimônio, que, acontecerá na UFPel,  do departamento do (PPGMP) de Pelotas,  Rio Grande do Sul, no período de 06 à 08 de novembro. 

O Núcleo de Pesquisas e o GREC, tiveram dois resumos expandidos aprovados, para apresentação no 7º simpósio. 

Professor e Doutor José Cláudio Alves de Oliveira
Mesa 07:  Temática: Lembras, narrar e esquecer
Tema: Cartas ex-votivas: histórias de vidas, memórias social e comunicação 

Mestranda: Genivalda Cândido da Silva
Mesa 06: Temática: Patrimônios e Museus: Interfaces necessárias.
Tema: Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural: Estudo comparativo entre o Museu dos Ex-votos e a Sala de Milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia. 

Mais informações:


link lista dos aprovados






quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Santuário do Senhor Bom Jesus do Bomfim - Olhares

   Na península de Itapagipe, no bairro do Bonfim (n), especificamente localizado na Colina Sagrada, encontra-se o Santuário do Senhor do Bomfim. O santuário, por si só, acarreta um histórico descrito como uma idealização de fé, promessa e muita diversidade. 

   A igreja é datada do ano de 1745, e é considerado por críticos da arte como sendo do estilo rococó. É rica em  ouriversaria, imagens sacras e pinturas de artistas famosos do século XIX. Em seu interior, uma nave única com dois corredores laterais. A varanda do lado direito  é o local onde encontramos a sala de milagres e o Museu dos ex-votos.

  Foi na sala de milagres do Bomfim, que os integrantes do GREC, puderam realizar a segunda incursão em grupo, realizada sob orientação e direcionamentos do professor e Doutor José Cláudio, momento este em que o grupo pode exercer várias  atividades, a exemplo de observação, análise, fotografação e estudo in locus.


Basílica do Bomfim:

 Placa informativa, entrada da Basílica.


 Turistas e fiéis na manhã de domingo dia 06.10.2013.



Igreja cheia, mas vale o esforço. assisitir 
a missa ao lado de fora é um deles.




Olhar de José Cláudio A. Oliveira:

 Tipologia : Ex-voto imagem fotográfica de 
recém nascido, aparentando problemas de 
saúde. Abaixo da imagem observa-se bilhete
 em  que a mãe da criança recorre a ajuda 
divina para cura da criança.


 Tipologia: Ex-voto em imagem fotográfica digital,
aparenta ser parte de corpo humano, porém 
não identificavél. a imagem não consta com 
dados informativos, acerca do problema, ou, pedidos.


 Tipologia: Ex-voto esculpido em madeira,
mãos em relevo, posição de oração.
Agradecimento em escrita bastão, pintado.


 Tipologia: Imagens fotográficas,
 emolduradas, com bilhete de agradeci-
mento, imagem fotográfica 3X4 da 
pessoa salva no acidente. a imagem de 
Cristo crucificado, pode ser observado a
 cima ao lado esquerdo do contexto
 apresentado.


Tipologia: Imagem fotográfica, de recém nascido,
com tumor na parte inferior do corpo.





Olhar de Ana Paula:

Tipologia: Cristo crucificado, esculpido
em madeira escura, com relevos e deta-
lhes em tonalidade escura. Crucifixo 
aparenta ser de galho de árvore. 
Ao lado observa-se objeto que aparenta
 ser uma raquete de tênis.


 Tipologia: Ex-voto em parafina, representação de 
perna. Bilhete de agradecimento junto ao objeto.


 Tipologia: Santinho. Narrativa pós- 
morte. Emoldurado em madeira branca, 
com vidro. Imagem fotográfica da 
pessoa falecida.


Tipologia; Ex-votos em parafina, cabeças, coração, 
pulmão, todos com bilhete de agradecimento e nome
anexados. Conta de energia, com narrativa de agra-
decimento por pagamento efetuado.


 Tipologia: conta de energia com agradecimento por
pagamento efetuado, ex-voto em parafina com agra-
decimento anexado.


Teto do Santuário, onde pode ser observado variadas
tipologias ex-votivas, todas em parafina.




Olhar de Lavinia:


Placa acima da entrada da sala de milagres.
Escrita em Latim.


Tipologias: Teto; ex-votos em parafina: cabeças, braços
pernas, órgãos. Nas paredes: quadros pictóricos e 
fotografias emolduradas.


Tipologias: Ex-votos em fotografias 3X4,
Fotografias emolduradas, com vidro, 
placasde metal com  agradecimento
 escrito. Medalhas e patentes emoldu-
radas, com vidro.


Tipologia: Imagem fotografica digital., fieis na varanda 
direita da Basílica. Imagens pictoricas antigas.
Bilhete de agradecimento abaixo da imagem.


Tipologia: Quadro emoldurado, com metal 
trabalhado em renda, cinzelado, vidro. 




Olhar de Lisle Lopes:


 Tipologia: ex-voto bordado em tecido,
emoldurado. Agradecimento por cura a doença
denominada de Lúpus. Ex-voto originado 
de Portugal. Contém nome da fiel.


Tipologia: Ex-votos esculpidos em madeira,
pernas, pés, moleta, seio, cabeça, coração, 
mão e olhos.


Tipologia: Ex-votos em parafina, cabeças, braços, 
pernas, órgãos.


Tipologia: Imagens fotográficas, 
quadros esculpidos em madeira, 
raquete de tênis, colete cervical, 
crucifixo com imagem de cristo, 
imagens fotográficas emolduradas.




Tipologia: Bilhete ex-votivo, escrito a punho, narrando
a graça  a cura alcançada. Presença de nome do fiel.



Olhar de Val Cândido:

 Tipologia: Imagens fotográficas;
Pessoa do sexo feminino em local 
aparentando ser sala, imagem de uma 
criança do sexo masculino, imagem de 
pés e mãos. Todas as imagens presas ao 
mural de cortiça da sala de milagres.


 Fiel agradecendo por graça alcançada, 
amarando fitinha em cruz talhada em
madeira escura, que fica no canto do
lado esquerdo da entrada da sala de
milagres do santuário. A base da cruz,
observa-se varias imagens de santos e
pequeno oratório. Ao fundo painel de 
cortiça local aonde, são presos imagens 
totográficas, bilhetes e agradecimentos.


 Tipologia: ultrassonografia, de câncer
de intestino, contendo bilhete narrando 
o mal, e agradecendo a cura.


 Tipologia:  Imagens fotográficas, apresentando
pessoa do sexo feminino, em estado de coma, pós-como 
e acima a totalmente recuperada. Ao lado direito do 
conjunto fotográfico, observa-se a imagem do altar
 mor do Santuário do Bomfim.


Tipologia: Ex-voto em imagem digital impressa.
Não consta escrita, apenas imagens. Globo ocular.








quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Em Éfeso, na Turquia, casa da Virgem Maria e ruínas emocionam visitantes



Todos os anos cerca de dois milhões de fiéis sobem o Bülbül Dagi (Monte Rouxinol, em turco) para conhecer aquela que teria sido a última residência de Maria, mãe de Jesus, levada lá por São João alguns anos depois da crucificação. A casa simples de pedra é cercada de verde e tranquilidade, e não são poucos que afirmam ser arrebatados por forte emoção ao entrar na singela moradia.

Divulgação

Apesar de não haver confirmações irrefutáveis, todos os indícios levam a crer que ela teria passado seus últimos anos lá. Afinal, no começo do Cristianismo as igrejas só eram construídas onde havia mártires ou santos, e sempre no nome deles. E em Éfeso ficava a única igreja atribuída a Maria, que ainda hoje pode ser visitada. Os arqueólogos também já comprovaram a data da construção.
Reafirmando as suspeitas, vários papas visitaram a casa e deixaram lembranças que estão expostas nas paredes, como Paulo VI, que esteve lá em 1967; João Paulo II, em 1979 e Bento 16 em 2006.
Na entrada da habitação de dois pequenos cômodos há um altar e velas para que os visitantes, visivelmente emocionados, façam suas orações e as depositem acessas ao lado de fora.
Ao sair, um pouco abaixo da casa ficam as fontes de água, e muitos acreditam que ela tenha propriedades curativas e relatam milagres. Os turistas, claro, aproveitam para encher várias garrafinhas como lembrança. Ao lado, um muro onde amarram pedidos e agradecimentos à Virgem.
A casa está localizada há 9 quilômetros de Éfeso, as ruínas mais importantes da Turquia, um grandioso centro da antiguidade cuja bela história tem início muitos séculos antes de Cristo. Ali chegaram a viver mais de 400 mil pessoas, sendo a cidade mais importante depois de Roma durante o Império Romano.
O fato é que por ali passaram diversas civilizações, cada uma deixando uma parte de sua história.
Importância histórica
Com uma história extensa que remonta a mais de 3.000 anos antes de Cristo, não é de se estranhar que Éfeso tenha sido a morada de tantos povos diferentes. Foi libertada dos persas por Alexandre, o Grande, passou pelo domínio egípcio e por fim aos romanos (em 133 a.C). Como possuía um dos portos mais importantes, a cidade enriqueceu e se transformou na capital da Ásia menor – e a segunda em tamanho e importância, perdendo apenas de Roma.
No período Bizantino (395–1071) continuou a ser a cidade mais importante, ainda que em 614 fosse quase toda destruída por um terremoto. O famoso e importante porto foi assoreando e as pessoas começaram a deixar a cidade. Então começaram as disputas entre árabes, turcos seljúcidas (uma tribo nômade) e bizantinos. Após o período turbulento, a região foi incorporada ao Império Otomano em 1425.
Vale lembrar ainda que Éfeso tinha uma das sete igrejas listadas no Apocalipse, junto a Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodiceia e uma das sete maravilhas do mundo antigo, o esplendoroso Templo de Ártemis.
imagem: uol.com.br
Mais informações: http://viagem.uol.com.br

IV Congresso Internacional em Estudos Culturais Colonialismos, PósColonialismos e Lusofonias

   Aberta até 15 de outubro a chamada de trabalhos para o IV Congresso Internacional em    Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias. O evento será realizado de 28 a 30 de abril de 2014, na Universidade de Aveiro, emPortugal.


   O IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias premiará as três melhores apresentações dos oradores em pós-graduação. A escolha será feita através da votação dos participantes das tertúlias.

Os vencedores terão direito a um certificado de excelência pela sua participação do Congresso, que servirá também como recordação do momento conjunto. Os certificados serão entregues no último dia do Congresso.



Mais informações:
http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/



Apresentação Amanhã de Integrante do GREC-NPE no SIMSOCIAL

SimSocial, terá inicio amanhã 10 de Outubro com finalização no dia 11 de outubro, acontecerá na FACOM (UFBA).

Núcleo Temático 3 – Sociabilidade, Novas Tecnologias, Política e ativismo 

Título: 
A web 2.0 como instrumento para a ação social e curadoria compartilhada em acervos etnológicos

Autora: Rita de Cássia Maia da Silva

Resumo: Estamos criando uma plataforma colaborativa para o acervo da indumentária e adereços dos blocos afros e afoxés no museu afro brasileiro da Universidade Federal da Bahia Buscamos utilizar as TICs e a Web 2.0, como instrumentos para a tomada de decisões cooperativas nos espaços dos museus, ampliando o acesso, mesmo à longa distância, ao patrimônio cultural salvaguardado nos grandes acervos. Neste processo abrimos a instituição de valores e significados sobre os acervos, característica dos processos de musealização, para questionamentos e debates sobre as narrativas consolidadas através do olhar dos curadores-especialistas. Nosso foco está na interatividade como um caminho dialógico de modo a oferecer condições para uma maior parceria com grupos representados nos processos de produção e co-validação de discursos sobre a seu patrimônio cultural.

A partir das 13:30

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Santuário de São Lazáro e São Roque

Santuário de São Lázaro e São RoqueSantuário de São Lázaro e São RoqueSantuário de São Lázaro e São RoqueSantuário de São Lázaro e São RoqueSantuário de São Lázaro e São RoqueSantuário de São Lázaro e São Roque
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Confira imagens de um dos Santuários mais antigos da cidade de Salvador,Bahia. Ainda como capela documentos revelam sua datação ainda no século XVIII. Veja mais em nosso Flickr.