Simpósio: Em julho de 2013, o XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição com moderna infraestrutura urbanística e de logística acadêmica.
A cada dois anos, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH) realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área de História no país e na América Latina. Suas reuniões bienais atraem grande número de profissionais de história, de alunos de graduação e de pós-graduação. Ultimamente, os simpósios nacionais têm recebido milhares de participantes. Em 2009, no XXV Simpósio Nacional de História em Fortaleza/CE inscreveram-se 6.000 pessoas, e para o evento ocorrido na Universidade de São Paulo, em 2011, seu público ficou em torno de 8.000 congressistas, incluindo docentes de outros países. Para Natal está previsto em torno de 8.000 participantes.
A temática do simpósio será “Conhecimento histórico e diálogo social”, escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente, de a academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade. Portanto, todo o evento está sendo pensado no sentido de favorecer reflexões, propostas e tomadas de decisões que evidenciem ações na formação dos profissionais de História para suas atuações nos vários espaços do meio da pesquisa e do ensino.
Aprovação: O Coordenador do Projeto Ex-votos do Brasil, Américas do Norte e Central obteve aprovação no GT 105 que aborda a temática Memória, História Oral, Audiovisual. Produções de fontes para narrativas biográficas. Que será apresentado no dia 26.07.2013 na UFRN.
Resumo Aprovado: José Cláudio Alves de Oliveira
Ex-votos das Américas: patrimônio e memória cultural
O presente trabalho reserva-se à apresentação do ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres. Aqui, um recorte das produções do Projeto Ex-votos do Brasil: etapa museus, vinculado ao CNPq, que incursionou em museus e salas de milagres de 17 Estados brasileiros, em algumas regiões da América do Norte e Central e de Portugal, espaços consagrados ao patrimônio cultual, que trazem, dentre suas riquezas, a natureza testemunhal da fé, e que apresentam histórias de vidas, retratadas em suportes pictóricos, fotográficos, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados, apresentando situações individuais e coletivas que refletem em valores econômicos, sociais, educacionais, da saúde, do medo, do prazer, da felicidade, da tristeza, enfim, situações que, além de especificar a natureza do indivíduo enaltece a memória social local, regional e nacional, que no Brasil adveio de Portugal, e que hoje se mostra uma contínua e rica tradição pelas América.
O estudo se revela, também, voltado a aspectos tipológicos e comparativos da iconografia, da gramática e da linguística, que trazem o discurso, testemunho do dia a dia, da fé e religiosidade.