sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Entre barcos, casas e cruzes

     O jornal Beira do Rio, da Universidade Federal do Pará, aborda a temática ex-votos com a matéria sobre o projeto de pesquisa "Objetos e Promessas do Círio de Nazaré: processos semióticos de (re) significação". 

    O Projeto surgiu há quatro anos, quando alguns alunos da Faculdade de Letras, reunidos pela coordenadora do Projeto, professora Rosa Brasil, decidiram estudar essa manifestação a partir de uma perspectiva discursiva e semiótica. "Nós começamos com a proposta de trabalharmos a relação entre imagem e discurso, e o Círio, por meio dos ex-votos, apresentou a possibilidade de envolvermos também questões de identidade nessa relação. Cada um dos objetos carregados pelos promesseiros apresenta um ‘recheio discursivo’ que nos identifica que fala de nós, paraenses", explica a professora.


Fontes:


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Museu de Arte Sacra (MAS) de São Paulo - 459 Paulistinhas



459 Paulistinhas

Período: 25 de janeiro a 24 de março de 2013
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, homenageia a cidade de São Paulo em seu aniversário de 459 anos com a exposição 459 Paulistinhas, composta exclusivamente por esculturas de sua vasta e valiosa coleção.

convite 459 paulistinhas

Entre os paulistinhas da mostra, figuram diversas representações de Sant’Ana, eleita em 1782, pelo Papa Pio VI, como protetora e patrona da Cidade e da Arquidiocese de São Paulo. Apenas em 2008, por ocasião do Ano Paulino, o Papa Bento XVI declarou São Paulo padroeiro da Arquidiocese. Essa é a primeira vez que um número tão grande de paulistinhas da coleção do MAS fica em exposição. “Das mãos dos santeiros às mãos dos devotos, um incalculável número de pessoas utilizou estas diminutas imagens sacras, conhecidas como paulistinhas, em cultos domésticos”, afirma o Presidente do Conselho do Museu, em referência à importância dessas esculturas.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Do Gesto à Memória, publicação européia do Museu da Guarda, aborda estudos ex-votivos. Culminado com uma exposição do tema.


Do Gesto à Memória - Ex-Votos
Livro europeu sobre estudos ex-votivos.

Estudo sobre o complexo fenômeno do ex-voto enquanto acontecimento cultural, antropológico, artístico e documental. Este projecto incluiu as dioceses da Guarda, Viseu e Lamego e ainda o território fronteiriço entre Salamanca e Zamora. Para além da reprodução, identificação e estudo dos objectos expostos esta publicação inclui um conjunto importante de textos relacionados com o tema. 

Exposição
A exposição organizada pelo Museu da Guarda em associação com o Museu de Lamego e o Museu de Grão Vasco teve como objectivo a divulgação do patrimônio cultural de matriz religioso e popular concretamente definido como os Ex-Votos da Beira Alta. Foram apresentados diferentes testemunhos sobre a cultura ex-votista, entre os quais: quadros pictóricos produzidos para os santuários por pintores populares entre os séculos XVII e inícios do século XX; esculturas em madeira, cera e metal e alguns objectos pessoais. A fim de promover o encontro de pessoas e instituições com preocupações comuns no campo da investigação e divulgação cultural, o projecto contou, ainda, com a representação do património dos ex-votos das Dioceses de Salamanca (Ermida de Nuestra Señora de Valdejimena) e Toro/Zamora (Ermida de la Virgen de la Vega).