sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Museu dos ex-votos do Santuário de Aparecida do Norte - São Paulo

     O termo museu vem de origem grega, que o define como a casa das musas, que era uma mistura de templo e instituição de pesquisa, voltado sobre tudo para o saber filosófico. Pois as musas na mitologia eram  as filhas Zeus, Deus do conhecimento, e Mnemosine, a divindade da memória. Então, as musas, donas da memória absoluta, imaginação criativa, ajudavam os homens a esquecer a ansiedade e a tristeza. 
     Total semelhança com o que hoje podemos comparar com o que entendemos sobre museu, não é errôneo. Mesmo que passem os tempos, os anos, um museu mantém a sua função, que é não somente expor obras de arte, mas transmitir o conhecimento, o deleite, paz, a fruição  em seu ambiente, seja por via artística  seja por via sensorial ou comunicacional. A fé claro não fica de fora. 
     Votos, Ex-votos, Promessas, Milagres; são conhecidos por testemunhos da reciprocidade de dons trocados entre o humano e o divino, no plano da organização religiosa. Através da ação corporal e/ou oferta material/materializada, em que o indivíduo agradece à seu "Santo" o benefício recebido. Tal procedimento é conhecido e sabido entre as mais diversas sociedades no decorrer da história.  O ato de uma promessa é revelado tanto no individual como no coletivo, quando vê-se toda a população de uma cidade oferecer seu tempo, vida, fé ao agradecimento, a (o) Santo (a).
     Nesse caso, podemos citar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida - SP. Onde a fé move a cidade, o complexo  de Aparecida do Norte divide-se em Museu, Igreja Nova e Velha, Sala de Milagres. É um rico local, onde pode-se apreciar a rica comunicação de fiéis, adoradores, ou simples visitas turísticas. No caso é mais observado o turismo religioso. Em em meados do mês de outubro que também é comemorado o dia da padroeira. Todo o santuário ferve em emoção e missas ao longo do dia. Museu tem seu lugar de destaque, pois a história da Santa, tem destaque, assim como os primeiros fiéis que tiveram suas graças e com isso, contribuirão para a santificação de N.S Aparecida. Também, há o destaque para peças ex-votivas  de variadas tipologias como casas, tijolos, membros, ourivesaria, prataria dentre outras.




















SUANO, Marlene. O que é Museu.

     








sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

História sincretismo religioso e fé nesse 04 de dezembro: Santa Bárbara /Iansã




     Santa Bárbara é uma santa cristã comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa, que foi, alegadamente, uma virgem mártir no século terceiro.
      Em Portugal e no Brasil, tornou-se popular a devoção à Santa Bárbara, invocada como protetora por ocasião de tempestades, raios e trovões. No sincretismo religioso afrobrasileiro, corresponde à Iansã, ou Oiá, a deusa do rio.
     Na Bahia,  missas para homenagear a Santa serão realizadas na Igreja do Bairro da Liberdade. 



Foto: Santa Bárbara, na visão católica.

Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe

      O Projeto Ex-votos das Américas, realizou sua segundo incursão a Santuários das Américas do Norte. Foram pesquisados os Santuários de Nossa Senhora de Guadalupe e Chalma. Além de ter documentado, sinteticamente, algumas capelas e igrejas.
      Em Guadalupe, o complexo religioso é rico em manifestações culturais, e por ser um local sagrado, não ficou registro apenas na manifestação religiosa, mas também nas danças, músicas locais e regionais, procissões de várias cidades vizinhas a capital mexicana. 
      O local em si remete ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, onde a fé move milhares de romeiros durante o ano todo para pagamento de suas graças alcançadas. Porém, há um diferencial entre os dois santuários e os pagamentos de promessas feitos. Pois em Guadalupe não há um local próprio para o recebimento do objeto ex-votivo. O fiel carrega sua graça até o santuário, ou a igreja de sua escolha, (são 4 existentes no complexo), assiste a missa, pede a benção, e retorna, com seu objeto benzido.
      Outro grande diferencial é que o movimento é constante no santuário, tendo ápices durante os finais de semana, onde pequenos grupos se dirigem cedo em romarias para pagamentos de promessas. Algo que chamou muito a atenção foi a presença de crianças (até mesmo de colo) e jovens, algo que não é muito observado nos santuários brasileiros.