sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fé, Força, Garra, e Ex-Votos na Semana Santa de Monte Santo

Cidade da região do Nordeste Baiano, microrregião de Euclides da Cunha. Fundada em 31/10/1775, á 352 km distante de Salvador,com uma população estimada em torno de 51.257 habitantes. A cidade também é conhecida por ter o maior meteorito encontrado no Brasil, foi achado em 1774 no distrito de Bendengó, que fica no município de Monte Santo. Este meteorito encontra-se em exposição no Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro.
Porém, não é dele que se tratará está publicação, mas sim da Semana Santa, do percurso realizado pelos romeiros e dos próprios romeiros,  claro dos ex-votos ofertados como agradecimento de graças alcançadas.
A história  teve início em 1785, quando  em Frei Apolônio de Toddi, ao apreciar a serra ficou impressionado com a semelhança da mesma com o calvário de Jerusalém e convidou os fiéis que o acompanhava para transformar o Monte em um “Sacro-Monte” e rebatizá-lo com o nome de Monte Santo, marcando seu dorso com os passos da Paixão. Logo em seguida, mandou tirar madeira e iniciou a armar uma capela, também mandou cortar paus de aroeira e cedro para por no Monte, cruzes a espaços regulares: a primeira dedicada às almas, as sete seguintes representando as dores de Nossa Senhora e as quatorze restantes lembrando o sofrimento de Jesus, na sua caminhada para o Monte Calvário em Jerusalém. 
O Santuário de Monte Santo é o 2º Sacromonte reconhecido no Brasil. O 1º é o de Matosinhos em Congonhas - MG. 
Na Semana Santa tudo começa as 4:00 da manhã ao som das tramelas, para que toda população acorde e se junte a procissão, misto de fé e garra. Após percurso na cidade, sobe-se então o monte em cantoria e ladainhas. Faz-se o agradecimento pelas graças alcançadas. De jovens a idosos, é uma multidão venerando, agradecendo chorando caminhando em louvor. A Semana Santa não é o ápice da romaria, essa é realizada de 31 de outubro a 2 novembro.



Após 30 minutos de subida os portões do Santuário.
Muita fé e resignação


 A família do sr. Carlos foi pagar a promessa levando o filhinho que passou por problemas ao nascer.


Dona Antônia foi agradecer o restabelecimento da saúde de seu filho. 
(com saco amarelo na mão)


Sincretismo presente na sala de Milagres de Monte Santo


 Ex-votos de madeira, permanência de uma tradição quase perdida.


 Agradecimento no ex-voto em coração.



 Velas fazem parte dos agradecimentos



Ex-votos aguardando serem expostos na sala de milagres.