quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GREC - NPE no II Seminário Internacional Ciência e Museologia

O Grupo de pesquisas sobre Cibermuseus, Núcleo de Pesquisas Ex-vostos do Brasil, marcará presença no  II Seminário Internacional de Ciência e Museologia, que acontecerá em B.H. de 03 a 06 de outubro de 2011, com a temática  Universo Imáginário.  Serão duas as participações do grupo: uma com apresentação de Poster referente ao Projeto Inclusão Social e Capacitação Digital, e outra com apresentação oral.

http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=4899

Professor Dr. José Cláudio Palestra no 3º Encontro Baiano de Museus


 O 3º Encontro Nacional de Museus realizado na cidade de Ilhéus a 465 Km da cidade do Salvador, contou com a presença e palestra do professor, doutor e pesquisador José Cáudio Alves de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, o qual apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido nos Santuários do Brasil (Projeto Ex-votos do Brasil),  ganhando  mais espaços, passando agora com desenvolvimento para America Central (Projeto Ex-votos das Americas Central e Latina). José Cláudio também apresentou um dos desdobramentos do Projeto Ex-votos do Brasil, que é o Inclusão Social e Capacitação Digital no entorno do Santuário de São Lázaro - etapa Bomfim. 
 http://dimusbahia.wordpress.com/iii-encontro-baiano-de-museus/

Imagem : Genivalda Cândido

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fé e milagres

In: Revista de Aparecida, número 114, setembro de 2011, p. 38


terça-feira, 6 de setembro de 2011

XXXIV INTERCOM

Com o título "Por uma perspectiva da folkcomunicação a partir das análises semiológicas sobre os ex-votos do Brasil", o Coordenador do NPE, José Cláudio Alves de Oliveira, apresentou o artigo em comunicação oral.

Resumo:
O objetivo deste artigo é expor questões referentes aos ex-votos das “salas de milagres” dos santuários do Brasil, mostrando a questão da semiologia, que envolve os tipos de ex-votos e as linguagens que os cercam, tornando-os importantes elementos para a expressão individual e coletiva, os discursos diversificados, a religião, a história social e da arte e, consequentemente, a folkcomunicação, formas significativas para o estudo das culturas regionais principalmente quando verificamos as diferenciações tipológicas dos objetos e a expressão natural do povo.

Ontem, em intervalo do Congresso, fomos ao Santuário de São Severino de Ramos, em Paudalho, Pernambuco, a 40 quilômetros de Recife.

Santuário pequeno, com duas salas de milagres, uma parcialmente fechada, outra, mais antiga, com ex-votos que vão de miomas in vitro a caixões funerários.