O Projeto Ex-votos do Brasil teve a sua participação no III ABCIBER, que encerrou hoje, 18-11. A participação foi voltada para a locatividade e a memória social, já que no Projeto há a vertente cibercultural, com a criação do Museu Digital dos Ex-votos.
O Simpósio Nacional ABCiber é uma iniciativa da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, entidade científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos.
Em sua terceira edição, o evento é organizado pelo Grupo de Pesquisas em Comunicação e Práticas de Consumo (certificado no diretório do CNPq) e promovido pelo Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM.
O Simpósio reuniu, em três dias consecutivos, inúmeros artistas, coletivos, pesquisadores e alunos de Graduação e Pós-graduação de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas de todo o país.
Por meio dos eixos cultural/artístico e científico, o evento tem como objetivo promover a reflexão e a circulação do conhecimento e das produções artísticas no âmbito da cibercultura.
.
Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2009
Local: ESPM - Campus Prof. Francisco Gracioso
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
http://www.abciber.com.br/simposio2009/about/
E no dia 17 veio o resultado do Edital Universal 2009. Pela manhã, ainda incompleto, não estava o nome do seu coordenador na relação dos aprovados. Claro, um pouco abatido o Coordenador se dirigiu ao Simpósio da ABCIBER. Fez o seu dever, que foi dirigir a mesa e apresentar a sua comunicação. Assistiu a outras palestras, e as 18H foi para o aeroporto de Congonhas, quando teve a notícia da empresa aérea de que o vôo sairia de Guarulhos.
Lá foi o Coordenador para Guarulho, num ônibus da empresa aérea. Ao fazer o despacho da bagagem ele fez seu lanche, depois uma navegação básica pelo ciberespaço, e ao olhar a intranet da plataforma Carlos Chagas, lá estava a boa notícia, a concessão do auxílio pela aprovação no edital Universal 2009 do CNPq. Ali se confirmava uma vitória, suada, esforçada, mas de garra e produtividade.
No dia seguinte, já em Salvador, numa reunião da Egrégia Congregação da FFCH-UFBA, a congratulação do também aprovado no edital, o Dr. João Carlos Sales, Diretor da FFCH. Somente ao meio dia o Coordenador olhou a lista dos aprovados, e lá estava o seu nome. E tudo pareceu uma repetição do ano passado, quando após a ABCIBER, conseguiu vôo para Belo Horizonte para participar de um outro congresso, e meses depois estavam duas grandes vitória no CNPq. : Os editais CISO e PQ.
Assim que se faz, com bastante esperança, persistência e garra. Claro, com aquela fé que ele adquiriu a partir das suas andanças pelos lugares sagrados, lugares de São Lázaro, Bomfim, PenhaS, Aparecida...