quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fragmentos: artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi.


Numa das galerias do Solar do Ferrão está a exposição Fragmentos: artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi (1914-1992)acervo de arte popular reunido pela arquiteta italiana durante os anos de 1950 e 1960, onde realizou trabalhos e pesquisas no Nordeste.

Reúne peças dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Ex-votos, santos, objetos do candomblé e utensílios de madeira, objetos de barro, pilões e peças feitas de material reciclado, resultado de um sonho da arquiteta em criar um local que permitisse o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento de mestres artesãos.

Dentre a variedade de peças da exposição estão ex-votos da tipologia clássica das cidades de Monte Santo na Bahia, Canindé e São Francisco no Ceará.

Enfermidades relacionadas aos órgãos do corpo, problemas na visão, quelóides e problemas durante a gravidez são encontrados impressos na forma e expressão dos ex-votos desta exposição, que já viajou por vários lugares do Brasil do mundo, estando em São Paulo no Ibirapuera e no MASP, em Roma na Itália em 1965, onde teve sua mostra suspensa por motivos políticos ditatoriais.

Antes de ser novamente exposto, este acervo ficou por muitos anos encaixotado e escondido do público sem que seu valor estético, histórico, artístico e cultural nos fosse presenteado. Torcemos para que iniciativas como esta, de dar nova a vida a acervos tão ricos para os que estão aqui e os que virão não parem por aqui.

A exposição fica no Centro Cultural Solar do Ferrão na cidade de Salvador por tempo indeterminado.

Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho-Centro Histórico/Salvador.

Tel: (71) 3117-6380

por Viviane Santos.

vivizinhaw17@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de abril de 2009

EX-VOTOS DO BRASIL NO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDADES

No dia 22 de abril o Projeto estará presente no III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridaçõe, em Campo Grande, MS, Brasil, com a comunicação e artigo "A devoção popular e a riqueza ex-votiva nas salas de milagres dos santuários brasileiros", de José Cláudio Alves de Oliveira.

O III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações será realizado em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), entre os dias 21 e 24 de abril de 2009, no Teatro Glauce Rocha (Cidade Universitária/UFMS) e no Centro Universitário Anhaguera de Campo Grande - UNAES. Esperamos que este Simpósio possa ser, como desejamos, um espaço de avanço dos nossos esforços de pesquisa nas academias do Brasil e do exterior.

O Simpósio vem responder ao crescente interesse pelos estudos relacionados às religiosidades, aos diálogos culturais, às hibridações, que têm contado com um significativo aumento das produções humanísticas voltadas a essas temáticas. Com os temas propostos, objetiva-se analisar as práticas e os diferentes diálogos culturais construídas pelas mais diversas representações. Nesse sentido, a proposta contempla questões teóricas e metodológicas importantes para o avanço dos estudos interdisciplinares.

A produção acadêmica enfrenta, nos últimos anos, o desafio de analisar as permanências, as modificações e as novas representações no cenário social. Somos interlocutores de um duplo movimento, aparentemente contraditório: de um lado vemos o encurtamento dos espaços, a aceleração da história e a crescente individualização das histórias coletivas; por outro, o crescimento de manifestações culturais e étnicas que continuam construindo e reconstruindo o imaginário social. As hibridações são resultados de diálogos culturais plenos de tensões e de conflitos, resultados das multiplicidades de pertenças. Diante dessas realidades, os principais temas trabalhados no III Simpósio serão: violência, confrontos étnicos, disputas de campos simbólicos, diásporas, globalização e multiplicidades identitárias. Esses processos são os resultados de temporalidades mescladas e superpostas e das situações coloniais e pós-coloniais.

In: http://www.simposioreligioes.ufms.br/main.php?lang=br


EX-VOTOS DO BRASIL NO V ENECULT

Três comunicações e artigos foram aprovados no V ENECULT, Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. São elas:

Paula Andrade Coutinho e Viviane da Silva Santos: "Salas de Milagres Baianas: Religiosidade,
Manifestações Culturais e Preservação";

Jancileide Souza dos Santos: "DEVOÇÃO POPULAR E SINCRETISMO NOS SANTUÁRIOS DO SENHOR DO BOMFIM E SÃO LÁZARO NA BAHIA";

José Cláudio Alves de Oliveira: "Ex-votos do Brasil: fragmentos da riqueza, diversidade e curiosidade da religião do povo".

Todos no no GT Cultura e religião.

O V Enecult é, atualmente, o maior encontro internacional de pesquisas em cultura do Brasil. Sua programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros, ocorrem entre os dias 27 a 29 de maio, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA e na Faculdade de Comunicação (Campus de Ondina), em Salvador – Bahia.


Para maiores informações: www.cult.ufba.br