Numa das galerias do Solar do Ferrão está a exposição Fragmentos: artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi (1914-1992) – acervo de arte popular reunido pela arquiteta italiana durante os anos de 1950 e 1960, onde realizou trabalhos e pesquisas no Nordeste.
Reúne peças dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Ex-votos, santos, objetos do candomblé e utensílios de madeira, objetos de barro, pilões e peças feitas de material reciclado, resultado de um sonho da arquiteta em criar um local que permitisse o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento de mestres artesãos.
Dentre a variedade de peças da exposição estão ex-votos da tipologia clássica das cidades de Monte Santo na Bahia, Canindé e São Francisco no Ceará.
Enfermidades relacionadas aos órgãos do corpo, problemas na visão, quelóides e problemas durante a gravidez são encontrados impressos na forma e expressão dos ex-votos desta exposição, que já viajou por vários lugares do Brasil do mundo, estando em São Paulo no Ibirapuera e no MASP, em Roma na Itália em 1965, onde teve sua mostra suspensa por motivos políticos ditatoriais.
Antes de ser novamente exposto, este acervo ficou por muitos anos encaixotado e escondido do público sem que seu valor estético, histórico, artístico e cultural nos fosse presenteado. Torcemos para que iniciativas como esta, de dar nova a vida a acervos tão ricos para os que estão aqui e os que virão não parem por aqui.
A exposição fica no Centro Cultural Solar do Ferrão na cidade de Salvador por tempo indeterminado.
Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho-Centro Histórico/Salvador.
Tel: (71) 3117-6380
por Viviane Santos.