O lançamento foi no último sábado, as 19H, na Livraria Saraiva, no Shopping Barra, em Salvador, Bahia.
Eu, Dilson e a Professora Márcia.
O Simpósio Nacional ABCiber é uma iniciativa da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, entidade científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos.
Em sua terceira edição, o evento é organizado pelo Grupo de Pesquisas em Comunicação e Práticas de Consumo (certificado no diretório do CNPq) e promovido pelo Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM.
O Simpósio reuniu, em três dias consecutivos, inúmeros artistas, coletivos, pesquisadores e alunos de Graduação e Pós-graduação de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas de todo o país.
Por meio dos eixos cultural/artístico e científico, o evento tem como objetivo promover a reflexão e a circulação do conhecimento e das produções artísticas no âmbito da cibercultura.
.
Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2009
Local: ESPM - Campus Prof. Francisco Gracioso
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
http://www.abciber.com.br/simposio2009/about/
E no dia 17 veio o resultado do Edital Universal 2009. Pela manhã, ainda incompleto, não estava o nome do seu coordenador na relação dos aprovados. Claro, um pouco abatido o Coordenador se dirigiu ao Simpósio da ABCIBER. Fez o seu dever, que foi dirigir a mesa e apresentar a sua comunicação. Assistiu a outras palestras, e as 18H foi para o aeroporto de Congonhas, quando teve a notícia da empresa aérea de que o vôo sairia de Guarulhos.
Lá foi o Coordenador para Guarulho, num ônibus da empresa aérea. Ao fazer o despacho da bagagem ele fez seu lanche, depois uma navegação básica pelo ciberespaço, e ao olhar a intranet da plataforma Carlos Chagas, lá estava a boa notícia, a concessão do auxílio pela aprovação no edital Universal 2009 do CNPq. Ali se confirmava uma vitória, suada, esforçada, mas de garra e produtividade.
No dia seguinte, já em Salvador, numa reunião da Egrégia Congregação da FFCH-UFBA, a congratulação do também aprovado no edital, o Dr. João Carlos Sales, Diretor da FFCH. Somente ao meio dia o Coordenador olhou a lista dos aprovados, e lá estava o seu nome. E tudo pareceu uma repetição do ano passado, quando após a ABCIBER, conseguiu vôo para Belo Horizonte para participar de um outro congresso, e meses depois estavam duas grandes vitória no CNPq. : Os editais CISO e PQ.
Assim que se faz, com bastante esperança, persistência e garra. Claro, com aquela fé que ele adquiriu a partir das suas andanças pelos lugares sagrados, lugares de São Lázaro, Bomfim, PenhaS, Aparecida...
Texto completo: http://sec.adtevento.com.br/intercom/2009/resumos/R4-0114-1.pdf
José Cláudio Alves de Oliveira
UFBA - CNPq.
EX-VOTO: MEDIA E DOCUMENTO, OBJETO POPULAR E RIQUEZA MUSEAL
O tema é fruto de pesquisa iniciada há dezenove anos, quando de uma incursão sobre os Ex-votos do Santuário do Bomfim de Salvador, na Bahia, seguiu-se um caminho com a ousadia de estudar os Ex-votos de Bom Jesus da Lapa, também na Bahia, e, a partir de 1997 iniciou o Projeto Ex-votos da Bahia, culminando com um rico banco de dados iconográficos sobre os santuários e salas de milagres do Estado. O projeto foi findado em 2002, retornando em 2006, com os auxílios do CNPq, FAPESB, PIBIC-UFBA e SISPER-FAPEX-UFBA, com o Projeto Ex-votos do Brasil, ainda em curso, que objetiva analisar os santuários, as salas de milagres e os museus que possuem acervos com ex-votos no Brasil. Com todo esse percurso é que se percebe as diversidades tipológicas dos ex-votos. Como também a possibilidade de dialogar com diversas disciplinas e ciências, todas visíveis quando se fala dos ex-votos, cujo vetor principal neste artigo é a folkcomunicação, que demonstra ser o ex-voto uma potencial media que leva ao público histórias particulares e coletivas.
Palavras-chave: Ex-votos, objeto, media, folkcomunicação
SALAS DE MILGARES BAIANAS: RELIGIOSIDADE, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E PRESERVAÇÃO.
Paula Andrade Coutinho
Viviane da Silva Santos
Resumo:
O objetivo deste artigo é expor as questões referentes aos ex-votos presentes nas salas de milagres dos santuários baianos de Bom Jesus da Lapa, Nosso Senhor Bom Jesus do Bomfim e São Lázaro. Classificando-os como manifestação cultural de devoção e fé, ressalvando a sua importância no âmbito social, firmando a sua preservação através do Museu Digital dos Ex-votos, nova tendência na área museológica que tem como principal característica a ação interativa com o público.
Palavras-chave: ex-votos, manifestação cultural, sala de milagres e museu digital.
Abstract:
This article aims to explain the issues relating to ex-votos found in the rooms of miracles Bahians sanctuaries of Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus Our Lord of Bomfim and St. Lazarus. Classifying them as cultural expressions of devotion and faith, stressing its importance in the social field, forming its preservation through the Digital Museum of Ex-votos new trend in the museum that has as main feature the interactive action with the public
Keywords: ex-votos, cultural event, room for miracles and digital museum.
EX-VOTOS DO BRASIL: FRAGMENTOS DA RIQUEZA, DIVERSIDADE E CURIOSIDADE DA RELIGIÃO DO POVO.
José Cláudio Alves de Oliveira
Ex-votos são objetos colocados em desobriga nas salas de milagres de santuários católicos, cujos aspectos são bastante representativos nos campos da comunicação, antropologia, arte e história. No Brasil a riquíssima tipologia vai do ex-voto tradicional, esculpido na madeira, a um microcomputador colocado na sala de milagres pelo pagador de promessa que antém a tradição milenar ex-votiva desse elemento que retrata a história de vida do povo através da devoção.
Palavras-chave: ex-votos, religiosidade, cultura, história, comunicação
DEVOÇÃO POPULAR E SINCRETISMO NOS SANTUÁRIOS DO SENHOR DO BOMFIM E SÃO LÁZARO NA BAHIA
Jancileide Souza dos Santos
Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas ex-votivas dos Santuários Católicos do Senhor do Bomfim e São Lázaro na Bahia, dentro de um contexto ritualístico, mostrando as estruturas das relações entre a religião Católica e as religiões de matriz africana existentes nesses espaços. A prática observada de depositar ex-votos nas Salas de Milagres de Santuários católicos traz questionamentos sobre as formas de devoção e fé nesses espaços sagrados, que a cada dia se renova com as mudanças sociais e tecnológicas de cada localidade.
Palavras – Chave: santuários, ex-votos, devoção.
José Cláudio Alves de Oliveira (Universidade Federal da Bahia)
Nas Divisões Temáticas:
DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
DAS SALAS DE MILAGRES AO MUSEU DIGITAL: OS EX-VOTOS COMO MÍDIA FOLKCOMUNICACIONAL.
Resumo
A presente temática tem dois focos: o ex-voto, testemunho colocado através da desobriga em salas de milagres de santuários católicos, representado em diversas formas, que vão dos bilhetes aos quadros pictóricos, trazendo variadas linguagens que se enquadram no campo da folkcomunicação. Em seguida, o Museu Digital dos Ex-votos, fruto do Projeto Ex-votos do Brasil, que possui em um dos seus objetivos, criar um museu no ciberespaço, para compartilhar com pesquisadores e estudiosos dos campos das artes, folkcomunicação, história, antropologia, psicologia e sociologia, o universo trazido pelos ex-votos, coletado a partir das incursões do Projeto, que disponibilizará textos, vídeos e fotografias.
Palavras-chave: ex-votos, folkcomunicação, cibercultura, museu, informação
No Intercom Jr.
DT Estudos Interdisciplinares da Comunicação
EX-VOTOS DO BRASIL: RELIGIOSIDADE POPULAR EM FACE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Jancileide Souza dos Santos (Universidade Federal da Bahia - UFBA)
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas ex-votivas existentes nas principais salas de milagres do país, aqui elucidadas pelo Projeto Ex-votos do Brasil, identificando os sistemas de comunicação simbólica que integram essa forma de organização sócio-religiosa. Nesse sentido, faz-se necessário a interpretação das novas dimensões e significados culturais da religiosidade popular diante das novas tecnologias, bem como tratar o ex-voto como um documento testemunho integrante do Patrimônio Cultural brasileiro.
Viviane da Silva Santos (Universidade Federal da Bahia); Paula Andrade Coutinho (Universidade Federal da Bahia)
PROJETO EX-VOTOS DO BRASIL: O MUSEU DIGITAL DOS EX-VOTOS E A COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DOS SIGNOS EX-VOTIVOS.
Resumo
O intuito deste artigo é elucidar sobre o Museu Digital dos Ex-votos, resultado da pesquisa elaborada pelo projeto Ex-votos do Brasil, que neste trabalho explora a diversidade de significados desses objetos religiosos, buscado a sua capacidade comunicacional, analisando suas representações nos três principais santuários baianos: São Lázaro, Bom Jesus da Lapa e Nosso Senhor Bom Jesus do Bomfim. Inicialmente transcorreremos com uma explicação sobre os trabalhos desenvolvidos nesta etapa (2009) do projeto, seguindo da conceituação dos ex-votos, sua tipologia e análise de seus significados, assegurando a necessidade de sua preservação através da criação do museu digital.
Palavras-chave: ex-votos, museu digital, comunicação
Numa das galerias do Solar do Ferrão está a exposição Fragmentos: artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi (1914-1992) – acervo de arte popular reunido pela arquiteta italiana durante os anos de 1950 e 1960, onde realizou trabalhos e pesquisas no Nordeste.
Reúne peças dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Ex-votos, santos, objetos do candomblé e utensílios de madeira, objetos de barro, pilões e peças feitas de material reciclado, resultado de um sonho da arquiteta em criar um local que permitisse o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento de mestres artesãos.
Dentre a variedade de peças da exposição estão ex-votos da tipologia clássica das cidades de Monte Santo na Bahia, Canindé e São Francisco no Ceará.
Enfermidades relacionadas aos órgãos do corpo, problemas na visão, quelóides e problemas durante a gravidez são encontrados impressos na forma e expressão dos ex-votos desta exposição, que já viajou por vários lugares do Brasil do mundo, estando em São Paulo no Ibirapuera e no MASP, em Roma na Itália em 1965, onde teve sua mostra suspensa por motivos políticos ditatoriais.
Antes de ser novamente exposto, este acervo ficou por muitos anos encaixotado e escondido do público sem que seu valor estético, histórico, artístico e cultural nos fosse presenteado. Torcemos para que iniciativas como esta, de dar nova a vida a acervos tão ricos para os que estão aqui e os que virão não parem por aqui.
A exposição fica no Centro Cultural Solar do Ferrão na cidade de Salvador por tempo indeterminado.
Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho-Centro Histórico/Salvador.
Tel: (71) 3117-6380
por Viviane Santos.
O III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações será realizado em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), entre os dias 21 e 24 de abril de 2009, no Teatro Glauce Rocha (Cidade Universitária/UFMS) e no Centro Universitário Anhaguera de Campo Grande - UNAES. Esperamos que este Simpósio possa ser, como desejamos, um espaço de avanço dos nossos esforços de pesquisa nas academias do Brasil e do exterior.
O Simpósio vem responder ao crescente interesse pelos estudos relacionados às religiosidades, aos diálogos culturais, às hibridações, que têm contado com um significativo aumento das produções humanísticas voltadas a essas temáticas. Com os temas propostos, objetiva-se analisar as práticas e os diferentes diálogos culturais construídas pelas mais diversas representações. Nesse sentido, a proposta contempla questões teóricas e metodológicas importantes para o avanço dos estudos interdisciplinares.
A produção acadêmica enfrenta, nos últimos anos, o desafio de analisar as permanências, as modificações e as novas representações no cenário social. Somos interlocutores de um duplo movimento, aparentemente contraditório: de um lado vemos o encurtamento dos espaços, a aceleração da história e a crescente individualização das histórias coletivas; por outro, o crescimento de manifestações culturais e étnicas que continuam construindo e reconstruindo o imaginário social. As hibridações são resultados de diálogos culturais plenos de tensões e de conflitos, resultados das multiplicidades de pertenças. Diante dessas realidades, os principais temas trabalhados no III Simpósio serão: violência, confrontos étnicos, disputas de campos simbólicos, diásporas, globalização e multiplicidades identitárias. Esses processos são os resultados de temporalidades mescladas e superpostas e das situações coloniais e pós-coloniais.
In: http://www.simposioreligioes.ufms.br/main.php?lang=br
Para maiores informações: www.cult.ufba.br
Início das aparições de Nossa Senhora para Pedro Régis
A 21 anos na fazenda Nossa Senhora Rainha da Paz em Anguera, se iniciaram as aparições. Até então com 17 anos Pedro sofria de misteriosos desmaios que não foram diagnosticados pelos médicos.
Os desmaios persistem e já com 18 anos, no dia 29 de setembro de 1987 Pedro Régis tem sua primeira visão. Nossa Senhora aparece sob as vestes de uma freira e não é reconhecida. Nos próximos contatos, faz- se ser notada e deixa mensagens. Pede que ele procure um padre e reze o terço juntamente com sua família todos os dias.
Suas mensagens passam diversos comunicados, que vão desde o prenúncio de catástrofes naturais como a ocorrida
As aparições persistem até os dias de hoje e muitas das profecias contidas nas mensagens deixadas por Nossa Senhora a Pedro já se cumpriram.
Apesar de não terem local e hora certa, as aparições acontecem semanalmente na terça-feira e aos sábados as 20:30 onde são abertas ao público, atraindo a visitação de romeiros de diversas cidades do Brasil e do mundo, que vem adorar a santa e também fazer seus pedidos e agradecimentos.
Porém é no dia 29 de setembro aniversário da 1ª aparição de Nossa Senhora que a fazenda se abre para a chegada dos romeiros e um dia inteiro de comemoração e adoração é realizado.
Atualmente uma capela é construída com a colaboração de fiéis e amigos e missas são celebradas toda semana. Futuramente a arquidiocese de Feira de Santana ficará responsável pela capela e a tendência desse centro religioso é de grande crescimento. Além das atividades referentes as aparições e missas, o confidente da santa atua em programas de rádio locais disseminando sua fé e devoção a partir de seus relatos.
Por Viviane Santos.
vivizinhaw17@hotmail.com
II Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos
V Congresso Internacional de Cidades-Santuário
Vai ter lugar no próximo dia 16 de Janeiro (Sexta-feira), pelas 11 horas, no Hotel Estrela de Fátima (Rua Cónego Formigão), a conferência de imprensa de apresentação do II Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos / V Congresso Internacional de Cidades-Santuário, que se realizará em Fátima, no Centro Paulo VI, de
Nesta conferência de imprensa será apresentado o site oficial do Congresso, o programa e conferencistas já confirmados, bem como as entidades organizadora e científica.
À comunicação social presente será entregue um dossier com toda a informação necessária, tanto em formato físico como digital.
Pela pertinência que esta organização irá ter, quer pela projecção de Fátima como destino religioso, quer por trazer até nós alguns dos mais importantes estudiosos e conhecedores desta área, contamos com a vossa presença.
Fonte: Boletim Informativo do Santuário de Fátima, Portugal.