segunda-feira, 27 de agosto de 2007

SANTA EDWIGES

Descrição de Santa Edwiges, Por Maria de Fátima.



Figura feminina, de pé, base em forma de pilastra, elíptica, tonalidade preta, em ascensão verde aparentando gramado, com elementos geométricos em relevo baixo, em toda sua extensão. Pés calçados, levemente descobertos, com pernas separadas, tendo a esquerda à frente em linha diagonal, ambas as pernas estão cobertas por uma alva em tonalidade branca, plissada com orla dourada em toda a sua extensão, coberta por um manto de gola em tonalidade preta, drapeado, caindo em toda extensão das costas até à altura dos pés por trás, deixando a parte da frente aberta, mostrando a estola que cai abaixo do joelho, em tonalidade branca, orlada em dourado, com cinco elementos geométricos, circulares, em relevos baixo, enfileirados em linha vertical em tonalidade dourada. Mão direita aberta, levada à altura do seio, carnação rósea; punho coberto pela manga, em tonalidade preta, orlada, trazendo no antebraço um rosário que cai à altura abaixo da cintura, no lado direito; mão esquerda levada à altura do abdômen, trazendo encostado ao corpo um livro fechado, em tonalidades branca e magenta, tendo uma coroa dourada descansada sobre a capa. Cabeça pequena, ovalada, olhos pequenos, abertos, em tonalidades azul e preta; sobrancelhas médias em tonalidade marrom; nariz médio; boca fechada em tonalidade rósea; bochechas salientes róseas; veste mantilha em tonalidade branca cobrindo o longo pescoço, traz sobre a mantilha túnica em tonalidade preta que cai até à altura das costas.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

INSCRIÇÃO DO RESUMO NO XXVI SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA - UFBA


TÍTULO DO TRABALHO: EX-VOTOS DO BRASIL
ESTUDANTE: Renilda Santos do Vale / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (PIBIC - UFBA - FAPESB) - UFBA
ORIENTADOR: José Cláudio Alves de Oliveira / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFBA
RESUMO DO TRABALHO:
O objeto de estudo deste projeto é o ex-voto, testemunho colocado através da desobriga em salas de milagres de santuários católicos, em forma de bilhetes, esculturas, quadros pictóricos, fotografias, mechas de cabelo, enfim uma infinidade de objetos que ficam no espaço denominado “de milagres”.

Este projeto é prosseguimento de uma pesquisa, iniciada em maio de 2006, quando foi aprovado com o título de Ex-votos do Brasil pelo CNPq, Edital nº 61/ 2005, proporcionando apoio em material permanente e da pesquisa de campo nos santuários.

A proposta tem cunho acadêmico, busca sistematizar todo o Banco de Dados Iconográfico (BDI) para apoiar estudos de futuros pesquisadores que por ventura estejam em incursão na graduação e pós-graduação. Esse acervo será disponibilizado no Museu Digital dos Ex-votos, no portal da UFBA, e no pretenso Núcleo de Estudos Ex-votos, ambos na UFBA, que abrigará estudos da História Social e da Arte, Folkcomunicação e Museologia.

O Projeto foi objetivado para a incursão nos seguintes santuários e salas de milagres do Brasil: Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus de Matosinhos, Padre Cícero, São Francisco de Canindé, Trindade, São Judas Tadeu, e Nossa Senhora de Caravaggio. Nesta etapa, colheu dados iconográficos e bibliográficos sobre cada sala de milagres desses santuários e de outros que surgiram no decorrer das incursões, acentuando ainda mais a rica tipologia ex-votiva dos santuários brasileiros, que vai de mechas de cabelos a computadores, passandos por excelentes exemplos da arte, como os escultóricos e os pictóricos, todos representativos da história social, individual e coletiva.
PALAVRAS CHAVE: Ex-votos, documentação, folkcomunicação
TÍTULO DO PROJETO DO ORIENTADOR: Ex-votos do Brasil

sábado, 18 de agosto de 2007

TIPOLOGIA DOS EX-VOTOS EM TRINDADE





Por Bruno Dantas
brunodcarneiro@hotmail.com


Esta é uma pequena tentativa de definir quais são as características básicas presentes nos Ex-votos que possam servir como parâmetro para uma classificação de tipos ou de categorias. A questão tem sido: como classificar os Ex-votos? Alguns estudiosos se prendem a questão artística do objeto estudado, outros dão importância a questão da origem motivacional. Diante da enorme diversidade dos tipos e da grande variedade de materiais empregados na feitura dos mesmos, torna-se importante tentar estabelecer uma tipologia, para que esta sirva como base de estudo para o desenvolvimento do projeto Ex-votos do Brasil.

Dentro da tipologia dos Ex-votos pode-se encontrar de tudo, em todos os tamanhos e dimensões, e a cada dia novos tipos de objetos são deixados nos santuários espalhados pelo Brasil como forma de agradecimento e testemunho da graça alcançada.
No artigo do Prof. Cláudio os Ex-votos são definidos como sendo objetos bi e tridimensionais que são colocados numa igreja, numa capela ou em um cruzeiro, em cumprimento de um voto ou promessa. Sendo assim, além de possuírem propósitos variados (motivacionais), podem assumir qualquer forma, pois seu significado é dado pelo próprio devoto.

Em minha opinião, deveríamos tentar classificar os Ex-votos da mesma forma como classificamos esses mesmos objetos no cotidiano. Acho difícil estabelecer uma tipologia muito específica, devido à subjetividade contida nos objetos, além da infinidade de possibilidades de novas formas de Ex-votos surgirem a cada instante. Seria o caso não dos Ex-votos se submeterem a uma tipologia criada, mas, sim, da tipologia se submeter a os Ex-votos. Melhor dizendo, criar uma tipologia aberta, capaz de alcançar as mudanças que vêm ocorrendo no cotidiano das pessoas, pois estas mudanças refletem diretamente no aparecimento de novas formas de Ex-votos.

Uma das classificações existentes, divide os ex-votos em quatro categorias:
1-Antropomorfos: são os que representam o corpo humano, no todo ou em parte.
Ex: desenhos, pinturas, esculturas e fotografias.
2-Zoomorfos: são as representações de animais.
3-Simples: são os objetos de uso cotidiano e/ou religioso.
4-Especiais ou representativos de valor: são os Ex-votos que, economicamente, têm valor monetário. Também de características orgânicas. Ex: dinheiro, jóias, sacos de feijão, arroz, milho etc.

Devemos criar mais categorias, pois, ao contrário do que parece a primeira vista, isto facilitará o estudo da semiologia dos Ex-votos, na medida em que o acesso aos mesmos se tornará mais rápido. Dentre os Ex-votos estudados até agora, tentei criar uma classificação baseada na funcionalidade dos objetos usados no dia a dia de nossas vidas. Não fiz diferenciação quanto a serem artesanais ou industriais, porque esta variante perpassa por quase todas as tipologias estudadas até agora.

Tipologia dos Ex-votos:

1 – Artístico:
Escultórico: geralmente representando o corpo humano (no todo ou em parte) e também animais. Podem ser esculpidos ou modelados.
Material usado: madeira, barro, gesso e parafina.
Exemplo: cabeças, pernas, mãos, órgãos do corpo, pequenas imagens de animais e pessoas, (maquetes de igrejas e casas), etc.

Pictórico: quadro, pintura em tela com moldura, pintura em madeira e desenhos. Geralmente representando pessoas ou o fato que ocasionou o pedido.
Material usado: diferentes tipos de tintas, telas, papel e madeira.
Exemplo: telas com molduras, pinturas a óleo, quadros, etc.

Fotográfico: são todos os tipos de fotografias deixadas nos Santuários, como forma de testemunho de um pedido ou de um pagamento da graça.
Material usado: fotografia, molduras com vidro.
Exemplos: fotos 3 x 4, fotos grandes dentro de molduras com vidro, pôster, etc.

Forma letrada: são as placas de todos os tipos com inscrições, cartas relatando a graça alcançada, bilhetes, textos dentro de molduras com vidro etc.
Material usado: papel, ferro, bronze, mármore e alumínio.
Exemplo: testemunhos de devoção e agradecimento em inscrições gravadas nas placas, cartas expostas em molduras com vidro, etc.

Instrumentos Musicais: são todos os tipos de instrumentos de música expostos nas salas de milagres dos Santuários.
Material Usado: madeira, náilon, cordas,
Exemplos: violões, órgãos, flautas, etc.

Ourivesaria: jóias, vasos, potes e bandejas de prata.
Material Usado: ouro, prata e aço.
Exemplos: colares, anéis, pulseiras, bandejas, estribos, espadas, etc.


2 – Relacionados à medicina:
Aparelhos Ortopédicos: muletas, botas e coletes ortopédicos, etc.
Material usado: alumínio, ferro, couro e borracha.

Exames médicos: resultados de exames feitos, testemunhando a cura da enfermidade, chapas de radiografias, etc.
Material Usado: papel, chapa de raio X.

Caixas de remédios: diferentes tipos de medicamentos.

3 – Relacionados ao trabalho e ao lazer (urbano e rural):
Máquinas de costurar, máquinas de escrever, computadores, máquinas de calcular, espingardas, máquinas fotográficas, etc.
Material Usado: madeira, aço, ferro, vidro, plástico.

Instrumentos Artesanais: rede de pesca, canoa, gibões, carro-de-boi, máquinas de tear.
Material Usado: madeira, linha, cordas e ossos de animais.

4 – Relacionados aos meios de comunicação:
Telefones, televisões, rádios e aparelhos de som.
Material Usado: madeira, plástico,

5 – Relacionados à indumentária:
Peças de roupas, tais como: camisetas, calças, pares de sapatos, chapéus, botas, conjuntos de terno e calça, vestidos, etc. Além de serem encontrados pedaços de tecido de diversos tamanhos e cores.
Material Usado: couro, tecidos diversos, feltro, palha.


6 – Relacionados a algum tipo de vício:
Maços de cigarros, garrafas de bebidas alcoólicas e baralhos de cartas.
Material Usado: fumo, papel, vidro e bebidas alcoólicas.

7 – Orgânicos:
Mechas de cabelos, sacos de feijão, de arroz e milho.

8 – Utensílios domésticos:
Ferro de passar roupa, panelas, caldeirões, lampiões, etc.
Material usado: ferro, aço, alumínio e vidro.

9 – Relacionados ao uso pessoal:
Óculos, relógios de bolso e de pulso, canetas de diversos tipos, chaves, etc.

Enfim, esta é uma tentativa inicial de estabelecer uma tipologia mais variada e aberta do que as já existentes, para que com isso seja possível criar tipos mais específicos de Ex-votos, facilitando assim o seu estudo.m valor monette.e esentativos de valor: soso.
u em parte. tos surgirts tamanhos e dimens

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU: PEREGRINAÇÕES DA FÉ DE BELO HORIZONTE AO RIO DE JANEIRO

Por Silvia Santana



Um dos mais festejados intercessores católicos na cultura popular, São Judas Tadeu, santo das causas desesperadas e impossíveis, têm nos Santuários brasileiros, em especial dos bairros da Graça em Belo Horizonte e o Cosme Velho no Rio de Janeiro, importância pela consagração votiva para propagação da fé. A construção dos templos com a participação comunitária dos fiéis é um dos exemplos mais significativos da difusão missionária.

O 28 de Outubro é uma data marcante para os devotos do santo nascido na Palestina. Relata-se que neste período foi o momento de maior fervor do evangelizador aos dogmas de Cristo. Transformado em mártir pela igreja católica romana a partir da biografia de Santa Gertrudes, tem surgimento a devoção ao missionário na França e Alemanha no final do século XVIII.

No Brasil, o início do século XX é marcado pela expansão das procissões e segue-se com o soerguimento das edificações. A capela erguida pelos Vicentinos em 1954 faz de Belo Horizonte um centro de peregrinações, posteriormente ampliada com a construção das Capelas do Santíssimo Sacramento e a Penitencial, a Sala de Milagres e o Centro de Apoio São Judas Tadeu.

No Rio de Janeiro o antigo bairro das “Águas Férreas”, famoso pela significativa história local, tem destaque o templo construído em 1938 no Cosme Velho, com seu amplo adro e a gruta nos fundos da igreja, ponto de depósito de ex-votos, como locais de intenso movimento. Padronizadas pela caracterização arquitetônica das cúpulas e a decoração em vitrais do santuário, tem como aspecto revelador o tributo devocional dos peregrinos para a manutenção das práticas religiosas. Existem relatos que as relíquias, restos mortais do santo, encontram-se na Basílica de São Pedro em Roma. Narra-se que alguns dos relicários estão distribuídos nos locais de devoção ao evangelizador.

Assim a participação popular nos centros de religiosidade brasileira através das procissões é mais uma evidência da disseminação dos preceitos da fé e projeção dos Santuários de São Judas Tadeu.